sábado, 8 de outubro de 2011

Dia desses uma professora minha me perguntou se eu gostava mais de desenhar ou de escrever. "Desenhar", respondi mais que automaticamente. Mais tarde, então, refiz a pergunta a mim mesma.

Fiquei confusa. Apesar da minha paixão pelo desenho, tenho uma certa ligação com as letras. Ambos me acompanham desde que era muito pequena, na verdade desde que eu aprendi como se segurava um lápis, lá pelos meus dois anos.

Mesmo sem saber escrever, lembro de riscar folhas e mais folhas de cadernos com riscos que pra mim tinham sentido. Sobre meus desenhos, a mesma coisa. Comecei a me dedicar muito aos dois há uns dois anos, talvez mais. As duas coisas têm suas qualidades terapêuticas e me fazem querer mais o tempo todo. São coisas que me completam e que eu faço com tanta naturalidade e -- segundo opiniões alheias -- tão bem. Fez-me questionar pra que lado seguir, sobre minha carreira.

Sei que odiaria o curso de letras, mas amaria escrever livros. Não sei se conseguiria viver disso, mas que eu gostaria, eu gostaria. Já sobre meus tão sonhados cursos de artes plásticas e design, é praticamente certeza que eu me sentiria muito em casa. Mas eu tenho lá minhas fases: às vezes tudo o que eu quero é sentar e escrever tudo aquilo que as linhas de um desenho não aliviariam e às vezes quero desenhar tudo o que as letras não conseguem acalmar.

Eu amo as duas coisas. Mas que fim daria uma escritora nesse país? Pior ainda: que fim daria uma artista plástica por aqui? Vou mesmo ter que enfrentar o frio europeu ou norte-americano pra finalmente fazer o que eu quiser? Vou ter que aprender a escrever em inglês pra me dar bem, logo eu, que sou tão apaixonada por essa língua?

Não estou disposta a morrer de fome, pelo contrário: papai sempre disse que se eu não terminasse presa ou traficante, eu ia ser muito rica. Não estou disposta a sair do conforto que meus pais sempre me deram. Mas também não estou disposta a desistir dos meus sonhos por causa de dinheiro.

Depois de todo esse questionamento a mim mesma, mais uma coisa veio à tona: eu amo falar em público e eu faço isso com gosto. Que raio de profissão envolve as três coisas?

Se alguém tiver a resposta, agradecerei eternamente se me disser.

PS: Precisava contar isso pra alguém.

Um comentário:

  1. Oi Beatriz. Eu tenho a resposta. Só que preciso que entre em contato comigo. lauize@gmail.com. Quando mandar o e-mail me confirma se já leu o livro de Betty Edwards - desenhando com o lado direito do cérebro. Aguardo.

    ResponderExcluir