terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sobre o povo que acha que desenha alguma coisa

Hoje fui até o mercado e comprei uma revista sobre mangá por quatro reais. Já que estava barato, comprei o volume dois e o três.

Voltei toda animadinha com as revistas pra casa, ok. Uma é sobre layout de página, enquadramento de cena, como os personagens aparecem nos quadrinhos, perspectiva, e tal, enfim, temas que são um pouquinho mais difíceis de achar alguma coisa na internet, mas nada que seja impossível. É sempre bom ter algum material impresso sobre isso, para os dias que falta internet, simplesmente para não ter que ligar o computar, ou pra ter o gostinho de pegar no papel.

Lendo a revista, começo a ver as ilustrações. O conteúdo da revista é realmente legalzinho, mas as ilustrações... Um terror! Juro que são mais ou menos assim:

Paralizei. Foi mais ou menos: "Meu Deus do céu, QUEM COMETEU ESSE ATENTADO CONTRA O MANGÁ?". A resposta é: Ed Sarro, um cara que só porque se formou em desenho industrial na Belas Artes acha que pode publicar uma revista sobre como desenhar mangá.

E o pior de tudo é que não é só ele. Tem mais um monte de gente assassinando o estilo desenhando qualquer merda e chamando de mangá. Esses caras nunca devem ter lido um mangá na vida.

Vamos admitir: fazer uma revista do gênero deve dar grana. É muito fácil desenhar qualquer coisa e botar pra vender. Mais fácil ainda desenhar alguma coisa que é moda e botar pra vender. Mas pelo amor de cristo, desenhar um bagulho que parece mais um anão (nada contra os anões, mas é que isso era pra ser um personagem com altura normal) e botar pra vender já é apelar um pouquinho demais, né não?

Até hoje eu só vi um único livro em português bom e fácil de achar com tutoriais de mangá: O Livro Monstro do Mangá, do Estúdio Joso, que por um acaso eu tenho. Na verdade não são bem tutoriais, é mais um passo-a-passo, mas mesmo assim é bem legal, vale à pena dar uma folheada.

Mas voltando ao assunto do post, onde foi parar o senso de beleza das pessoas? Aquela voz dentro de você dizendo que você pode fazer ainda mais bonito antes de fazer a mesma bosta que esses caras? Isso não deveria existir dentro de todo cara que trabalha com desenho?

E repito: não são poucos. Tem muito nego por aí que desenha há uma semana e já tá querendo fazer tutorial.

Ok, eu sou meio suspeita pra falar sobre tempo de desenho porque eu comecei meus tutoriais na comu com pouco menos de um ano de desenho, mas eu não usava meus próprios desenhos pra fazer os tutos.

O que eu acho bastante engraçado é o pessoal que às vezes me acha por acaso do destino e vem perguntar quanto tempo leva pra desenhar bem. Cara, eu desenho firme há dois anos e meio e eu ainda acho que eu tenho MUITO pra aprender. Nenhum desenhista deveria ficar satisfeito com o próprio traço. Com isso eu não quero dizer que não se pode gostar de alguma coisa que se faz, quero dizer que sempre deveríamos procurar por algo a mais, não só nos desenhos, mas em nossas vidas também.

Meus humildes e entristecidos pêsames ao pessoal que acha que desenha alguma coisa e não desenha nada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário