sábado, 31 de março de 2012

Arte Rupestre

Desde de que o homem se entende por gente sempre foi necessário que houvesse alguma maneira de comunicação, talvez não só por uma necessidade de inteiração com o outro, mas também por querer expressar alguma coisa sobre a essência do ser humano. Resumindo: seu cotidiano, tudo que acontece com ele.

Com representações de prováveis caçadas, rituais, e por aí vai, as primeiras pinturas descobertas foram consideradas uma farsa total durante 150 anos. A arte rupestre demorou tanto tempo para ser considerada real, em boa parte, pelas teorias criacionistas (toda aquela coisa de Adão e Eva e etc). Caso as pinturas fossem reais, a teoria evolucionista de Darwin estaria certa, o que seria um escândalo para a igreja que na época mandava e desmandava em tudo.

Como não existia papel, canetas, e etc, valia de tudo: sangue, cocô de morcegos (que vivem quem cavernas, por sinal), lascando as paredes, saliva, argila, frutinhas que mancham (tipo urucum), enfim, praticamente qualquer coisa.

O mais legal da arte rupestre é pensar que tudo começou com rabiscos assim e que evoluiu muito, como no realismo. Mas, como esses bichinhos em paredes de cavernas viraram o que viraram sendo que os seres humanos daquela época e os de hoje tinham a mesma inteligência?

Aguarde... :3

Nenhum comentário:

Postar um comentário